segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

2ª Cavalgada da Integração


Ser gaúcho,

muitas vezes não sabemos realmente o que é ser gaúcho, pois a a história não nos é contada, pelo menos não como deveria. Somos empurrados a uma cultura já pronta dos livros de Paixão Cortes, que sem dúvida tem seu valor, mas que nos rotulam e acabam discriminando aqueles que não são "exatamente" iguais as descrições que determinados movimentos adotam.







E daí tchê, onde ficam aqueles montes de gente, que não se enquadram neste rótulo feito, mas continuam com o coração batendo forte, quando se toma um mate, quando se vê uma cavalhada passar na cidade, quando o som do clarim faz tremer a alma do guerreiro dentro de cada vivente deste Sul, que é sim muito nosso.







Pois bem eu lhes digo, esse pessoal continua ai, solto, campo a fora, e mesmo sem saber, continua fazendo história nesta terra gaúcha. São homens, mulheres e crianças, que se unem no sentimento de guardar o que é mais precioso, mais importante, mais caro, sua origem. A História é escrita todo dia por essa gente simples. E não precisa ser 20 de Setembro, para ser gaúcho. Ser gaúcho é ser povo.







Por isso irmanados por este sentimento de integração, neste fim de semana, 19 e 20 de dezembro, o Piquete de Tradições Gaúchas General Osório, organizou a 2ª Cavalgada da Integração, que contou com a belíssima participação dos piquetes Pegada do Rio Grande, Rincão da Ferradura, Tiradentes e Marechal Osório Mirim.

A festa foi grande, da cidade de Jaguarão, ao interior do município, fomos para a Estância do Violão, propriedade do senhor Gervásio Di Primio, e sendo o pernoite da gauchada, organizado pelo diretor executivo da fazenda, o senhor Laumar Jorge Oliveira. Foi uma campereada para todos os gostos: calor, frio, chuva, distâncias boas no lombo do cavalo, "nobre amigo", não faltou o bom churrasco de rês e cerveja gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário